Tuesday, May 31, 2011

Escolhi viver


Sentei aqui para pensar na vida. Não sei bem se pensar seria a palavra, talvez fosse melhor dizer sentir. Sim, sentei para sentir minha vida. Olhando o horizonte, o sol se pondo, o céu mudando de cor e sabendo que logo as companheiras Lua e Estrela estariam ali para aconselhar, decidi sentir o que tenho vivido, muitas vezes, sem perceber.

O ir e vir do mar, suas ondulações lembram todos os movimentos de minha vida. Quando no topo tudo parece certo e nos vales confuso e errado. Lembra de como preciso sempre me equilibrar entre esse dois estágios, impedindo de afundar.

Penso na força que esses movimentos têm, como precisei aprender a trabalhar com eles. Retirando o melhor dessa poderosa energia, aproveitando ao máximo cada lição. Recriando o caminho a cada engano, abrindo novas portas, pulando janelas. Enfrentando as maiores feras que existem dentro de mim.

Nesta calma, neste lugar, penso em como tenho sorte em compreender isso. Entender  que nada tem resposta perfeitamente certa e a vida não possui um manual, por mais que nos digam que sim.

Viver é experiência única, cada um tem a sua vida. Cada qual procurando acreditar em ser aquilo que aceita para si. Sim, aceita.  A maioria das pessoas se preocupa tanto em se encaixar num estereótipo que muitas vezes deixa de viver sua vida para viver a de alguém ou a que alguém disse que seria a sua.

Não tenho receita para viver. Eu mesma me perdi por muito caminhos, tive que retornar e não me arrependo de recomeçar e recomeçar. Tropecei, me ergui tantas vezes que parei de contar.  Tive o coração partido, quase arrancado do peito, mas de repente, aquela energia se apossava e os ferimentos eram curados, o coração reconstruído e seguia vivendo, não apenas existindo.

E agora, sentada aqui, nesse limiar entre o dia e a noite, a vida e  a morte. Penso, por que eu? Onde deixei de perceber que algo me consumia e poderia encurtar a vida? Como tão cegamente deixei acontecer algo que sempre soube poderia acontecer, por isso sempre cuidei?

Bem, não existe resposta correta para isso. Alguns dirão: é Deus. Outros, que pago meus pecados. Outros ainda, acaso. Não vejo assim, percebo que aconteceu a mim porque posso superar e mais, sou capaz de aprender e ensinar com isso.

O que tenho, aquilo que me consome, consome muitos outros. Pessoas que não tem a oportunidade de se aventurar na possibilidade de solução, por não poder ou querer. Mergulhei de cabeça nela, afinal a vida tem que valer a pena, tem que ter algum sentido em me salvar. Se o que tenho puder ser estirpado, outros poderão se beneficiar.

Assim, mais um vezes, aceitei o desafio. Não me preocupei com as cartas que tinha em mãos. Joguei feito gente grande. E mesmo que a dama de negro tenha batido duas vezes na porta. Mesmo que tenha por um infinitésimo de segundo pensado em desistir. Aqui estou, tentando novamente: por mim, outros e você.

Sim, por você que amo. Por você que desejo tanto quanto a vida. Por você que me preenche e me aceita. Pelo amor que sinto por todos e por um, escolhi viver.

7 comments:

  1. O Melhor é sentir do que pensar. Parabéns pelo poster. Bjs

    @Greg_Bina

    ReplyDelete
  2. Heleny,
    Resistir, teimar, insistir, não desistir.
    Lindo texto. Você escreve muito bem.
    Um abraço.
    Arimatéia
    www.arimateia.com
    arimateia@gmail.com

    ReplyDelete
  3. Demorei, mas cheguei por aqui!

    Saiba que, por mais que nem sempre comente, continuo lendo e amando seu blog, de coração!!

    Você tem conteúdos mais especiais, que tocam nosso coração...

    E, realmente, não há escolha melhor que querer viver, do amor e pelo amor!

    Lindo!!

    Beijo enorme!
    Sou fã!

    ReplyDelete
  4. Você fez uma escolha sábia,considere-se uma mulher vitoriosa,pois,lutar por aquilo que você luta muitos querem mas poucos tentam.
    Viver ou morrer é uma decisão individual,porém,as conseqüências dessa escolha refletem coletivamente.
    Sempre terei orgulho de você!

    ReplyDelete
  5. eeeeeeeeeu amei , você estar de parabéns !
    li e me identifiquei muito comigo *-*'

    ReplyDelete