Monday, September 20, 2010

Amizade


Amizade é algo curioso. Surge nos lugares e momentos menos esperados. Amizade é o resultado da disponibilidade que a gente tem em receber o outro. Ela não se importa com idade ou cor, seja do que for. A amizade á apenas nosso desejo de compartilhar com alguém pensamentos, ideias. Enfim, jogar conversa fora, ter companhia na vida.

Existem pessoas que chamam a todos de amigos. Aqueles a que preza ou despreza. Bate nas costas de qualquer um, inclusive daquele de quem acaba de falar mal. Esses, são so solitários acompanhados. Infelizes destruidores de si mesmos.

Tem amigo que esquece. Do dia de seu aniversário. De convidar você para a festa de inauguração de seu mais novo empreendimento. E aí, se você é amigo precisa entender que as vezes a memória falha. Pode ser também falha do desejo. Quem sabe seu amigo não quer aquele seu jeito crítico no meio da realização do sonho de sua vida? Ou então ele simplesmente esqueceu, porque você raramente lembra dele.

Amigo, que merece esse nome, não tem dessas coisas. Se ele esquece, você lembra. Se ele falha você perdoa. Por que a recíproca será verdadeira.

Amigo pode ser virtual. Sim. Intimidade com alguém que nunca tocou, sentiu o perfume ou olhou dentro do olhos. Muitos torcem o nariz para a virtualidade, mas ela aproxima pessoas que nunca se conheceriam. Ela proporciona oportunidades de transformar toda uma vida, apenas por colocar duas pessoas em contato uma com a outra.

E ai a amizade tem um colorido diferente. Fornecido pela imaginação. Você imagina a voz, o cheiro, o toque. Fica pensando: se um dia encontrarem um ao outro, se vai reconhecê-lo, pois o que vê dele é apenas o pequeno avatar no canto da tela.

Mas amizade não tem nada a ver com aparência. Tem a ver com mente. Complementando-se, compreendendo e sendo parceira. Amizade é algo complicado de se exercer. Requer sabedoria e paixão, coisa que poucos têm ultimamente.

Amizade resiste a sarcasmo. Indiferença. Esquecimento. Só não resiste a mentira, falsidade e incompreensão.

Amizade é fatal. Vicia e amplia. Deixa sempre a sensação de que você não está só. Amizade é especial e, seja virtual ou real, precisa ser trabalhada, acariciada e vivida.

Sou uma pessoa que ama seus amigos. Sejam eles como forem, onde estiverem. Amigos que toco com minhas mãos ou apenas com palavras. Amigos finitos, que vem e depois vão. Infinitos que estão comigo para sempre.

Creio no sentimento e na amizade. Gosto de acreditar que o ser humano pode ser grande, tolerante e tolerável. Minha disponibilidade para meus amigos é infinita. A cobrança pequena. Apenas desejo deles honestidade no relacionamento. Não quero constância. Exlusividade. Lembranças diária. Quero apenas que nos poucos momentos que estivermos juntos, naqueles em que são eles e eu, nas poucas palavras, isso seja por desejo e querer.

Amigo é algo raro para mim. Por mais que os tenha, nunca é suficiente. Alguém disse para guardá-los do lado esquerdo do peito, junto ao coração. Não guardo meus amigos, eu os vivo.

1 comment:

  1. Não guardo meus amigos, eu os vivo.
    Uma das coisas que eu mais tenho carinho é por sua amizade!
    Bjs,
    Théo

    ReplyDelete