Sunday, August 29, 2010

Meu Rio





Água. Quanta energia transmite. Água que vem e vai ao mar. Água do lago, plácida, mas que se agita com as carícias de um vento forte. Água fria, congelada no topo das montanhas. Água que cai, em véus brancos, forte e cheia de sons.

Água que é a origem da vida. Que sustenta a vida. Água em quantidades gigantescas em um planeta chamado Terra.

Água azul, verde, às vezes colorida. Água por todos os cantos, todos os lugares. Visível e invisível. Água e mais água.

Água que corre pelo rio. Rio calmo, cruzando planícies unindo-se a outros. Crescendo, tranportando vida e levando fertilidade. Rio majestoso. Rio simples. Riozinho que começa aqui e termina logo ali. Rio poderoso que atravessa países e mais países e deságua no oceano misturando-se, mesclando e transformando.

Rio. Rio que me lembra você.

Você é meu rio. Navego em você todos os dias. Pela manhã, para sentir em seus movimentos qual caminho seguir. E lá vou eu. Navegando, sentindo e fazendo sentir.

Suas palavras, gestos e sorrisos me transportam através de muitos sentimentos, diversas emoções. Nessa hora você é o rio calmo, forte, me levando de sentir em sentir. Desejo em desejo. Até compreender o que sou e quero.

No meio da tarde, você é o rio agitado. Navegar torna-se mais complicado pois, agora tenho que entender que sua agitação pode me derrubar, fazer naufragar. E em você continuo a navegar. São suas carícias, olhares que me carregam de esperança em esperança, pensando como isso vai acabar.

À noite, com o céu escuro. Estrelas em sua agitação habitual. Com Selena, a lua,  querendo trazer luz, mas apenas refletindo o brlho de Helios, o sol. Aí você se transforma. Em rio violento, caudaloso, agitado e agitador. E eu que me segurava para não cair, não mergulhar, caio em sua suas águas e mergulho fundo em você.

Você me leva. Envolve em suas águas frias, escuras, misteriosas. Em você percebo que meu corpo não importa. Só o que sinto é relevante. Você me transforma em ninfa, deusa das águas. Em menina perdida, mulher encontrada. Só você consegue fazer isso. Só esse rio em que você se transforma me carrega.

E você, rio, me tem. Para você, em você e com você. Nos transmutamos em natureza. Nos entregamos sem censuras. E você que me tinha até alguns minutos, agora é tido por mim

Meu rio. Onde me afogo e navego. Onde meus sonhos se realizam. Meus desejos se concretizam. Rio que me carrega e permite estar, ser, pertencer. Meu rio, doce ao amanhecer. Forte ao entardecer e absolutamente dominador ao anoitecer.

Rio, que amo. Amo saber que você vem e vai me levar. Levar em suas águas, em seu domínio e que nós dois vamos no final desaguar no mar.

4 comments:

  1. Quando eu fui ao mar reencontrei o rio que me falou... _ Lembra de mim menino? Como lembrar daquela imensidão a ondular pra lá e pra cá sem parar. Sou aquele tímido riacho que refrescou teu rosto, assustado e curioso lá na descida da montanha...
    Como eu adoro o teu trabalho, dele quanto mais bebo mais tenho sede, obrigado.
    Paz ao teu coração e seja feliz.

    ReplyDelete
  2. ''Rio, que eu amo. Amo saber que você vem e vai me levar. Levar em suas águas, em seu domínio e que nós dois vamos no final desaguar no mar.''

    Isso era o que eu precisava ler hoje! =)
    Adorei. Parabéns. Fantástico como sempre esse blog.

    ReplyDelete
  3. Querida Heleny.

    Maestrina das letras, das nuances sutis do pensamento a da alma.

    Obrigado por me enlevar na sua poesia !

    Beijo carinhoso.

    Paulo

    ReplyDelete
  4. Rio, onde a nascente começa dentro do meu ser.Águas que se unem e me envolvem sem eu perceber.Rio, que me transporta da terra segura para o bravo mar, então mergulho sem medo e deixo a correnteza me levar.

    ReplyDelete