Wednesday, July 28, 2010

Solidão. Solitude. Solitudine. Soledad. Einsamkeit. Yalnızlık



Solidão que dá prazer. Gosto de ficar só. Sentar em uma poltrona confortável e ler um livro. Ouvir minhas músicas preferidas sem interrupção ou um filme onde possa me emocionar sem que aqueles que estão por perto fiquem preocupados ou tentando entender.

Ir ao teatro só. Ficar olhando os atores, observando atentamente o cenário e, muitas vezes,  imaginando-se como determinado personagem, sem que o interrompam com comentários ou toques que tiram a concentração.

Viajar. Isso é maravilhoso e esclarecedor quando feito sozinho. Só você e suas procuras. Encontros acontecem, mas você os aproveita e depois segue.

Solidão que dói. Solidão do intelecto. Ser um pária no meio de seus familiares só por desejar conhecimento, por amar o saber e desejar conversar sobre isso. Ter opnião e querer discutir a de outros. Solidão que marca.

Solidão que quase mata. A indiferença. Ser ignorado por alguém dá uma sensação de inadequação que vai matando a autoconfiança pouco a pouco e no final a alma.

A solidão do amor não correspondido pode doer ou não. Depende de você. Para mim as vezes vem uma dorzinha, mas é aquela gostosa da saudade. Pois meu amor é meu, o tenho. Ele ocupa espaço, é real  mesmo que o outro não saiba ou não me queira.

Solidão é destino. Devemos nos preparar para ele. Destino da velhice ou de quem se deixa envelhecer. Destino de quem tem companheiro ou não tem. Com filhos ou não. Solidão é um lugar que todos habitaremos um dia.

Não temo. Me preparo dia após dia para ela. Mantenho a mente alerta. O coração aberto. Não temo o contato seja virtual ou real. Adoro pessoas e nada melhor para aplacar a solidão do que simplesmente conversar.

Solidão pode ser aventureira ou carcereira. Depende de como você se comporta diante da vida.

7 comments:

  1. Maravilhoso como tudo que você escreve!

    ReplyDelete
  2. Tudo ver comigo, que lindo, me emocionei!

    ReplyDelete
  3. Instigantes e profundas reflexões. Solidão, ficar a sós é saudavel; ajuda-nos a adquirir novas perspectivas diante da vida ! Há que ser em breves momentos para não ser sofrida.
    Parabéns querida e admiravel poetisa !
    Sou feliz por ser seu amigo !
    Beijos
    Paulo

    ReplyDelete
  4. (...) Não temo. Me preparo dia após dia para ela. Mantenho a mente alerta. O coração aberto (...)

    Que maravilhoso amiga!!!
    Simplesmente lindas suas palavras...
    Beijos no coração.
    Carla Flores

    ReplyDelete
  5. parabéns, seu seguidor agora http://vidadospensamentos.blogspot.com/ me siga também!

    ReplyDelete
  6. Solidão..nenhum homem é uma ilha, mas as vezes a contemplação do horizonte, sem barreiras em nossa frente, ajuda em muito a evoluirmos.
    A solidão pode ser uma companhia agradável ou seu pior pesadelo, quem faz a escolha...? Nos mesmos

    @gilsoncosta42

    ReplyDelete
  7. Me emocionei lindo como tudo que escreves ... profunda reflexão...

    ReplyDelete